A eleição presidencial dos Estados Unidos é um dos eventos políticos mais aguardados do mundo. A cada quatro anos, os eleitores norte-americanos escolhem o seu candidato preferido para ocupar a Casa Branca pelos próximos quatro anos. Em 2020, a eleição presidencial atraiu ainda mais atenção do que o habitual, devido às incertezas trazidas pela pandemia do coronavírus e pelos tumultos políticos que marcaram o país nos últimos anos.

Dos candidatos que concorreram à presidência, dois se destacaram em popularidade: Donald Trump, o atual presidente dos Estados Unidos, e Joe Biden, o ex-vice-presidente da administração Obama. Ambos tiveram campanhas acirradas, com discursos incisivos e promessas de mudança.

Donald Trump, que concorreu à reeleição, defendeu a política America First, que prega a priorização dos interesses norte-americanos em detrimento dos interesses globais. Ele também prometeu incentivar a economia do país, fortalecer a segurança fronteiriça e combater a imigração ilegal. Trump foi um dos presidentes mais polarizadores da história dos Estados Unidos, tendo uma base de apoio fiel, mas também uma grande oposição.

Joe Biden, por sua vez, apresentou-se como o candidato da mudança. Ele prometeu restaurar a reputação dos Estados Unidos no mundo, fortalecer a economia, combater as desigualdades sociais e raciais e enfrentar as mudanças climáticas. Biden teve uma campanha mais moderada, visando atrair eleitores independentes e republicanos desencantados com a política de Trump.

Além desses dois candidatos, outros nomes menos conhecidos também concorreram à presidência, como Jo Jorgensen, do Partido Libertário, e Howie Hawkins, do Partido Verde. No entanto, eles não tiveram tanta visibilidade quanto Trump e Biden.

No dia da eleição, realizada em novembro de 2020, os resultados foram apertados e extremamente polarizados. Trump conquistou uma grande parte dos votos, sobretudo entre os eleitores brancos e rurais, enquanto Biden foi mais apoiado entre os eleitores negros, latinos e urbanos. As eleições foram marcadas por uma grande participação popular, com milhões de norte-americanos comparecendo às urnas para exercer o seu direito de voto.

O desfecho final da eleição presidencial dos Estados Unidos foi a favor de Joe Biden, que se tornou o novo presidente do país. Ele venceu Trump por uma margem significativa de votos no Colégio Eleitoral, mas com uma vantagem muito menor no voto popular. A transição de poder foi tumultuada, com a equipe de Trump questionando a validade dos votos em alguns estados e contestando a vitória de Biden na justiça.

Em suma, a eleição presidencial dos Estados Unidos foi um evento histórico que mobilizou milhões de pessoas em todo o mundo. Os candidatos favoritos, Donald Trump e Joe Biden, apresentaram propostas distintas para o futuro do país, refletindo as polarizações existentes na sociedade norte-americana. No final, o voto popular decidiu a eleição em favor de Joe Biden, que agora deve enfrentar os desafios de governar um país dividido e em crise.